Água! Água! Água!
Esqueci os refrigerantes, as bebidas alcoólicas, os sumos e os suminhos. Durante a refeição tenho apenas água à mesa. Sumos artificiais ricos em açúcares e carregados de corantes e conservantes, não só comprometem de forma negativa o apetite, como são um estímulo para aumentar o consumo de produtos com níveis muito elevados de açúcar e rejeitar ou ter pouca vontade de ingerir outro tipo de alimentos mais saudáveis e interessantes a nível nutricional. E, não vá na cantiga dos sumos e refrigerantes light e zero… observe bem os ingredientes, além de uma série de corantes e conservantes nocivos para o ser humano, irá constatar que todos eles têm açúcar, ainda que muitas vezes identificado com outro nome, ou adoçantes artificiais.
Mesmo os sumos naturais coados, acabam por ter níveis elevados de frutose, pouca ou nenhuma fibra e surtir um efeito semelhante. Muitos pais e cuidadores assumem e passam a mensagem às crianças de que beber o sumo equivale a comer fruta, nada poderia estar mais longe da verdade. Opte por comer e oferecer fruta “inteira” às crianças durante ou depois da refeição.
Para mim, a água deve ser a bebida de eleição de toda a família, não só à mesa, mas também ao longo do dia.
Além da água, por vezes, também beb0 água de coco natural, infusões/tisanas feitas com cascas de fruta (maçã, manga, etc.) ou água aromatizada com fruta ou hortelã, “leites” de frutos secos ou sementes com bons ingredientes (normalmente o fruto seco ou a semente e água), kefir de água e kombucha.
Bebidas alcoólicas? Sugiro que as consuma apenas ocasionalmente e de forma comedida. Opte por bebidas com baixo teor de açúcar e sem glúten, como o vinho tinto, a vodka, a tequila ou o gin.
Em todo o caso, fale com o seu médico ou nutricionista.
o que e bom para eliminar as toxinas e diminuir a retenção de liquidos