Estes almendrados têm um “sabor” especial para mim. Foram feitos com amêndoas biológicas de amendoeiras que pertenceram aos meus bisavós, depois aos meus avós e agora à minha mãe. E, se antes era eu que em miúda ia com os meus avós apanhar amêndoas, desta vez o meu filho tomou o meu lugar e “ajudou” a apanhar e a partir com a minha mãe. Depois a “ajuda” passou para a cozinha e fizemos os dois estes deliciosos bolinhos cheios de boas memórias. <3
Podem encontrar esta receita e mais de 150 outras receitas, no meu livro “Dieta sem Dieta”.
Ingredientes:
- 3 claras
- 120 gr de farinha de amêndoa
- 60 gr de amêndoa picada
- 1 c. de chá de canela
- 1 c. de chá de raspa de limão
- 1 c. de sopa de xilitol – pode trocar por mel, açúcar de coco ou de pasta de tâmaras (não são low carb)
- 1 c. de café de fermento para bolos sem glúten
- Amêndoas inteiras para decorar
Dica: podem até nem adoçar, ficam com um sabor bastante agradável à mesma
Preparação:
Bata as claras em castelo. Adicione, os restantes ingredientes, envolvendo-os delicadamente nas claras.
Num tapete de silicone ou papel vegetal coloque círculos com o equivalente a cerca de 1 c. e meia de sopa da massa. Decore com uma amêndoa inteira.
Leve ao forno, pré-aquecido, a 180 º durante cerca de 13 minutos, ou até estarem dourados.
Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha. Ao ficarem frios a sua textura ficará mais consistente.
2 Comentários Esconder comentários
Bom Dia mamã paleo ……Você usa muito o psillium mas se eu não tiver posso substituir por goma xantana? Eu sou intolerante e gosto muito das suas receitas Obrigada❤ por partilhar o seu conhecimento…..DEUS lhe abençoe e lhe dê muita sabedoria para ajudar o próximo.
Olá! Muito obrigada 🙂 é preferível psyllium, mas se usar a goma ocasionalmente tb não vejo grande problema 🙂 (apesar de a paleo não recomendar o seu uso)