Quem segue o blogue e a página, sabe que costumo evitar usar enchidos e fumados, contudo isso não invalida o facto de os adorar ( tal como acontece com o queijo 🙄😝). O problema neste caso, tem mais a ver com a dificuldade que tenho em encontrar produtos de qualidade, mas sendo feitos com carne biológica ou de produção extensiva, temperos naturais e sal ( marinho integral, então, era perfeito), não vejo grande problema em consumir ocasionalmente.
Ofereceram-me, recentemente, presunto e chouriça caseiros e pensei aproveitar para fazer algo diferente do que normalmente coloco aqui no blogue. É uma espécie de pão/bolo/caramba isto é bom que se farta de carnes frias e ervas aromáticas. Podem comer ao pequeno-almoço, lanche, acompanhar uma sopa ou juntar uma salada e servir de refeição principal, levar para a praia, para um pic-nic, cortar em quadradinhos e servir numa festa ou como entrada, enviar na lancheira dos mais pequenos para o lanche, etc
Bem, só vos digo isto: experimentem! O sabor e a textura são maravilhosos (eu sei que sou suspeita, mas depois de fazerem tenho -quase – a certeza que vão concordar comigo :p )
Ingredientes:
7 ovos médios
80 gr de farinha de amêndoa
50 gr de farinha de linhaça moída
30 gr de farinha de mandioca ( versão low carb usar farinha de amêndoa ou pinhão)
25 gr de araruta ou polvilho azedo ( versão low carb usar farinha de coco)
2 colheres de sopa de fermento sem gluten para bolos
4 colheres de sopa de azeite ou de banha de porco bio´
150 grs de enchidos/fumados/carnes frias a gosto picados (usei presunto, chouriça e um bocadinho de secretos de porco preto que tinham sobrado do jantar
2 colheres e meia de sopa de mistura de ervas aromáticas e especiarias a gosto ( usei 1 colher de sopa de orégãos, 1 colher de chá de cebolinhos desidratado, 1 colher de café de cominhos em pó, 1 colher de café de pimentão doce, 1 colher de café de tomilho em pó, 1 colher de chá de salsa ou coentros desidratados, pitada de curcuma e pitada de gengibre)
1 colher de sopa de cebola picada
sal e pimenta a gosto
Nota: caso usem lacticínios juntem 2 colheres de sopa de queijo mozzarela ralado e 2 colheres de sopa de queijo parmesão em lascas ou ralado
Não usei, mas se juntarem azeitonas ou tomate desidratado também deve ficar muito bom
Preparação:
Colocar todos os ingredientes, excepto as carnes frias/enchidos/fumados,numa taça e mexer muito bem, cerca de 3 minutos – usei a batedeira KMix da Kenwood. Envolver as carnes frias/enchidos/fumados na massa.
Colocar numa forma de silicone ( usei esta forma para pão da Lékué – podem usar o código MAMAPALEO10 e ganham 10% de desconto, em todas as compras, na SweetSelection ).
Decorar com sementes ou oregãos
Levar ao forno pré aquecido a 180º, durante 40 minutos.
4 Comentários Esconder comentários
Como substituir o coco ralado nas suas receitas?? Como receber os seus posts, pois não uso redes sociais?? Obrigada
Olá basta subscrever o blogue e recebe os alertas 🙂 costumo meter uma receita nova quase todos os dias. Coco ralado, depende da receita. Quando for fazer alguma com coco ralado, comente aqui ou mande mensagem e digo o que pode usar 🙂 beijinho
Qual é o fermento sem glúten que usa?
olá! compro no Celeiro 🙂