1 0
Croquetes de Peru e Legumes – Low Carb, Sem Glúten, Sem Lacticínios

Partilhe na sua rede social:

Or you can just copy and share this url

Croquetes de Peru e Legumes – Low Carb, Sem Glúten, Sem Lacticínios

Características:
  • Bebés dos 12 aos 24 meses
  • Crianças com mais de 24 meses
  • Low Carb
  • Paleo
  • Sem Glúten
  • Sem Lacticínios
  • Sem Lactose
  • 1 hr
  • Média
Partilhar

Há poucos dias, fiz pela primeira vez Croquetes de Carne, ficaram tão bons que hoje decidi fazer mais, mas como não tinha carne de vaca já confeccionada, resolvi optar por peru que pode ser utilizado cru e ao fritar ou ir ao forno coze muito rapidamente.
A estes, decidi adicionar mais legumes para serem mais interessantes a nível nutricional e dar ao meu bebé.
Foi a segunda vez que usei a nova jóia da coroa, cá de casa, a Cuisine Companion. 😊😋😍 Realmente demorei menos de metade do tempo que tinha demorado a fazer os primeiros, o que é sempre bom quando temos um menino de dois anos cheio de genica a querer brincar connosco 😆
É uma receita muito versátil, podem trocar o peru por frango, vaca, peixe, camarão, polvo, etc… e adicionar os vegetais que gostam mais.
É uma ideia gira tanto para piqueniques, idas à praia, prato principal, entrada, festas, etc.. E podem fazer logo em quantidade, congelar e fazer posteriormente.
Tal como nos croquetes “originais” aqui ficaria muito bem um pouco de chouriça, contudo o meu filho ainda não come enchidos e sinceramente não faço grande questão que coma. Mesmo eu (apesar de adoooorar enchidos e fumados) tento ter atenção à sua origem e acabo por só consumir muito ocasionalmente quando um familiar nosso nos oferece caseiros, feitos com carne de porco caseira, temperos e sal. Gordura de produção intensiva não é saudável e carnes fumadas ou salgadas com sal refinado também nada têm de bom. Já para não falar na enorme quantidade de E’s e outros produtos nocivos que este tipo de produtos, habitualmente, tem. Bom, mas adiante, chega de “conversa para encher chouriços” 😛 vamos à receita:

Ingredientes:

450 grs de carne de peru limpa (usei peito) – dê preferência a animais de produção extensiva
120 grs de cebola
30 grs de cenoura em rodelas
30 grs de chouriço vermelho ou bacon ( opcional – não usei)
25 grs de salsa
25 grs de brócolos ou espinafres ou outro vegetal a gosto
30 grs de farinha de amêndoa (amêndoa moída)
1 dente de alho
1 ovo
1 colher de chá de sumo de limão
1 colher de chá de caril ou de cominhos (opcional – pessoalmente acho que dá um toque fantástico)
sal
pimenta

Farinha de mandioca para panar ( versão low carb usar farinha de amêndoa)

Preparação:

Com a lâmina picadora, pique todos os ingredientes menos a carne, o chouriço (caso use), a farinha de amêndoa e o ovo, na velocidade 11, durante 10 segundos. Reserve.

Pique a carne e o chouriço( caso use) na velocidade 12, durante 30 segundos. Deve ficar uma espécie de pasta, caso seja necessário volte a picar na velocidade 12, mais 15 segundos.

Troque a lâmina pelo acessório misturador. Junte os outros ingredientes previamente picados, os temperos, o ovo e a farinha de amêndoa. Misture na velocidade 8, durante 20 segundos.

Coloque a massa num recipiente e leve ao congelador cerca de 10 minutos ou 40 minutos no frigorífico.

Retire a massa do frio, coloque na M-Press (comprei à minha amiga e parceira do blogue Soluções Perfeitas – TW), com os bicos redondos para croquetes.

Corte de 3 em 3 riscos, molhe a espátula e retire os croquetes um a um, passando-os em seguida por farinha de mandioca. Se desejar dar-lhes um “crunch” extra, passe por ovo batido e volte a passar pela farinha de mandioca (neste caso não o fiz).

Leve os croquetes ao congelador, cerca de 10 minutos. Retire e frite em óleo de coco, ou leve ao forno, a 180º cerca de 15 minutos, vire os croquetes e deixe dourar mais 10 minutos.

Sugestão de acompanhamento: Salada, legumes ao vapor, molho de abacate“arroz” de couve-flor ( simples ou com cenoura, coentros, tomate etc), “Risotto” de Sarracenomaionese caseira

 

 

(Visited 23.028 times, 9 visits today)

Ana SGuerreiro

Olá! Chamo-me Ana S. Guerreiro, sou mãe de um menino lindo com 4 anos, sou algarvia, formada em psicologia e apaixonada pelo mundo das artes e por culinária.

anterior
Creme de Alho-Francês e Coentros – Paleo, Vegan, Sem Glúten
próxima
Croquetes de Carne de Vaca – Paleo, Sem Glúten, Sem Lacticínios
anterior
Creme de Alho-Francês e Coentros – Paleo, Vegan, Sem Glúten
próxima
Croquetes de Carne de Vaca – Paleo, Sem Glúten, Sem Lacticínios

6 Comentários Esconder comentários

Boa tarde Ana Guerreiro
Fiz agora a sua receita de croquetes mas a massa fica muito mole , e normal?
Mesmo depois de estar no congelador..
Como fica a sua ? Obrigada

Olá, Marta! Provavelmente o peru ou algum dos legumes libertou muita água. Quando assim for, junte uma colher ou duas de farinha de amêndoa ou linhaça à “massa”. Sem ser low carb pode juntar polvilho doce, araruta ou farinha de arroz. Assim absorvem o excesso de água e dão maior consistência. Não convém meter em demasia para não ficarem demasiado secos depois de cozinhados. Beijinho 🙂

Adicione o seu comentário