Há 2 ou 3 anos, partilhei uma receita de pão com chouriça, aqui, no blogue. Na altura, fiz questão de explicar que não sou a favor do consumo de enchidos, fumados e companhia a menos que sejam de carne de produção extensiva/ peixe selvagem e sem aditivos, e mesmo assim acho que o seu consumo deve ser esporádico. Por esse motivo, são muito raras as receitas que partilho com esse tipo de produto. Acho que para além do tal pão com chouriço, só tenho um bolo de carnes frias e ervas aromáticas e uma bola/folar versão low carb de carnes.
Não sou a favor, mas isso não significa que eu não gosto! Gosto e muito! Tenho o mesmo “problema”com o queijo, também não defendo o seu consumo, mas é uma tortura não comer porque adoooooro!
Não tinha chouriça suficiente, por isso aparecem ali alguns bocadinhos, na foto, mais escuros, é morcela caseira sem glúten. Tive que misturar os dois tipo.
Mas vamos, então, para a receita! 😉 Espero que gostem! <3
Nota: não considero esta receita algo “super hiper mega saudável” é apenas uma versão menos má e sem glúten. Um pequeno miminho agora para esta altura menos boa das nossas vidas. Continuem a comer de forma consciente e a evitar alimentos inflamatórios que baixam as nossas defesas. Façam boas escolhas e reforcem o vosso sistema imunitário. <3
Ingredientes:
- 90 grs polvilho doce
- 60 grs de fubá de mandioca ou farinha de aveia
- 50 grs linhaça dourada moída ou farinha de amêndoa ou farinha de mandioca
- 50 grs farinha de coco ou farinha de arroz
- 250 ml de água tépida
- Fio de azeite
- Pitada de sal
- 8 grs de levedura em pó
- 1 colher de café de vinagre
- 1/2 chouriço ( preferencialmente com carne de produção extensiva e sem aditivos) – cerca de 80 grs
Opcional:
Preparação:
Picar ou cortar o chouriço em rodelas finas e reservar – mas se quiserem usem também uma pouco de morcela como eu fiz, ficou fantástico!
Misturar bem as farinha, o sal e a levedura. Em seguida, juntar a água, o vinagre e o azeite. Amassar bem e deixar repousar cerca de 1h30 (tape o recipiente com uma tampa).
Depois, deve molhar as mãos e fazer pequenas baguettes/cacetinhos com a massa já levedada e as rodelas de chouriço – se necessário utilize farinha de arroz ou polvilho doce para ajudar a moldar os pães. Eu, em vez de moldar, usei estas formas Lékué para baguettes super práticas da SweetSelection, que já tenho há uns 2 ou 3 anos.
Por fim, levar ao forno pré-aquecido aquecido a 190º e deixar cozinhar 30min (pode variar um pouco conforme o tamanho).
Nota: deixe arrefecer um pouco antes de partir o pão.
(Visited 17.915 times, 1 visits today)
2 Comentários Esconder comentários
Fiz hoje, ficou maravilhoso.
Que bom!!! Muito obrigada pelo feedback! Beijinhos!