Não resisti a chamar a esta receita: pão da quarentena. Tem sido, de facto, o pão que mais vezes fiz nos últimos tempos e o nome encaixa na perfeição. Este pão fica com uma textura fantástica e um sabor muito neutro e agradável. Além disso, como o cozo numa panela de ferro fundido tapada, consigo obter uma côdea estaladiça absolutamente irresistível!
Espero que gostem! <3
Ingredientes:
- 500 mls de água morna
- 100 grs de farinha de aveia – uso da Prozis – código MAMAPALEO dá 10% de desconto em tudo
- 80 grs de farinha de arroz – usei da Villarica Gourmet Store – cupão MAMAPALEO dá 5% de desconto em tudo no site
- 80 grs polvilho doce ou araruta – usei da Villarica Gourmet Store – cupão MAMAPALEO dá 5% de desconto em tudo no site
- 40 grs de linhaça moída – usei da Villarica Gourmet Store – cupão MAMAPALEO dá 5% de desconto em tudo no site
- 40 grs farinha de batata doce – uso da Prozis – código MAMAPALEO dá 10% de desconto em tudo (têm imensas farinhas sem contaminação de glúten que até os celíacos podem utilizar)
- 2 colheres de sopa rasas de psyllium husk – usei da Prozis – código MAMAPALEO dá 10% de desconto em tudo
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de chá de mel ou açúcar de coco – uso da Prozis – código MAMAPALEO dá 10% de desconto em tudo
- 1 colher de chá de vinagre
- 7 grs de fermento de padeiro
- sal q.b
Preparação:
Misturar bem a farinha de arroz, a farinha de aveia, o polvilho, a linhaça moída, a farinha de batata doce e o psyllium. Depois, deve usar 30 ml dos 500ml de água e adicionar o fermento de padeiro e o açúcar. Esperar cerca de 15 minutos.
Em seguida, junte a água, o azeite, o vinagre e o fermento dissolvido às farinhas e mexa bem. Depois, cubra a massa com um pano e deixe repousar durante pelo menos 3 horas (aqui deixei à noite e fiz o pão de manhã) – a massa vai triplicar de tamanho.
Polvilhe uma folha de papel vegetal com farinha de arroz e verta a massa. Confira a forma de um pão – pode, também fazer vários mais pequenos – e coloque dentro de um tacho de barro ou ferro fundido quente(aquecer no forno)<-usei este da SweetSelection (também é fantástico para fazer os folares da páscoa).Tape e leve ao forno a 220º durante 35 minutos. Depois, destape, retire do tacho e deixe cozinhar mais 10 minutos, até ficar com a côdea bem estadiça e dourada
3 Comentários Esconder comentários
Olá Ana. Não tenho psyllium. É possível substituir por outra coisa. Só me falta mesmo esse ingrediente. Bj
Olá! Não tenho farinha de batata doce. Sugere substituir por qual farinha? Muito obrigada! Parabéns pelo blog. Sou seguidora assídua quase desde o início 🙂 Beijinho
Pronto, lá vou eu ter que comprar uma panela de ferro fundido só à conta do pão!!!