Ser filha de um alentejano e não adorar açorda alentejana é quase impossível :p Era um dos pratos que os meus pais faziam com maior frequência quando era mais nova e volta e meia sinto saudades. Claro que podem perfeitamente fazer açorda alentejana com outro tipo de pão. O pão maravilha, por exemplo, fica excelente ou o pão de linhaça e sementes de girassol.
Mas, desta vez, quis criar algo diferente, leve, saciante, reconfortante, nutritivo e com um sabor fantástico que ainda assim continuasse a lembrar a tradicional açorda alentejana. Acabei por fundir a, também muito conhecida, sopa de cação alentejana, com a açorda de bacalhau dos meus pais e saiu este prato maravilhoso.
Eu sei que não tem um aspeto XPTO :p mas garanto-vos que o sabor é FANTÁSTICO! O meu filho adorou! Até quis beber o caldo que sobrou no final ahah 🙂
Experimentem 😉
Ingredientes:
- 5 postas grossas de cação (pode trocar por bacalhau)
- ½ brócolo médio
- 5 ovos
- 500 mls de água
- ½ cabeça de alhos
- ½ raminho de coentros
- 50 mls de azeite
- 1 colher de sopa de vinagre de sidra
- sumo de ½ limão pequeno
- sal q.b
Preparação:
Temperar o cação com sal, regar com o azeite e o vinagre e juntar os dentes de alho esmagados com pele. Envolver bem e deixar marinar, no mínimo, 5 horas.
Colocar o cação na água com o líquido da marinada e os alhos. Deixar cozer até levantar fervura. Juntar o brócolo, partido em bocados grandes. Retirar os ovos da casca e juntar um a um à água. Deixar cozer 3 minutos. Juntar os coentros e o sumo de limão e desligar.
Tapar e deixar repousar 5min. Servir em seguida.